Home

[dica] Como qualificar e analisar as ocorrências mais rapidamente


Olá a todos,

Nesse post daremos algumas dicas para agilizar o processo de qualificação e análise diária das ocorrências coletadas pelo v-tracker.

Primeiramente, vamos apresentar dois componentes importantes da interface do v-tracker: o flow e a nuvem.

O flow é um dos principais componentes do v-tracker: nele você tem uma configuração de filtros pré-definidos, possibilitando filtrar resultados com apenas um clique!

Utilizando a combo à direita, você escolhe o filtro entre serviços, qualificação, data,  tags e linguagem aí basta clicar no flow para ter as ocorrências correspondentes.

A nuvem é outro componente importante para agilizar e facilitar o seu trabalho. O v-tracker possui 5 tipos de nuvens: palavras mais citadas em todas as ocorrências, palavras mais citadas nas ocorrências positivas, palavras mais citadas nas ocorrências negativas, tags mais utilizadas e palavras mais citadas nas ocorrências filtradas.

Pronto! Agora que você conhece o flow e a nuvem, vamos para as dicas:

Dica 1 – Qualificar e tagear um determinado assunto:

1) Abra a nuvem geral clicando em “Nuvem geral” – nela você visualizará as palavras mais citadas no monitoramento selecionado

2) Escolha um assunto específico, como, por exemplo, “greve”, digite-o na caixa de busca e dê enter

3) Abra agora a nuvem do filtro clicando em “Nuvem filtro” – ela mostrará as palavras mais citadas naquele assunto – e clique nas palavras que têm a ver com o assunto que você quer qualificar, por exemplo, “bahia” – assim elas ficarão realçadas nas ocorrências

4) Clique na caixa de seleção (checkbox) no topo da listagem, à esquerda, para selecionar todas as ocorrências

5) Role a página rapidamente, procurando pelas palavras realçadas e ocorrências que não sejam relacionadas à “Bahia” e caso as encontre, clique no checkbox dessa ocorrência, para “deselecioná-la”

 

6) No fim da listagem, clique no menu “QUALIFICAR” e na qualificação desejada, por exemplo, “negativa”

9) Repita o processo e clique no menu “TAG” e selecione a tag desejada, por exemplo, “greve bahia”

Pronto! Repita o processo para todas as páginas e assuntos encontradas e você terá várias ocorrências tageadas e qualificadas em segundos!

Quanto mais palavras você agrupar, mais fácil será definir um assunto e qualificar e tagear.

Dica 2 – Tagear check-ins do Foursquare:

Os check-ins do Foursquare costumam render bastante ocorrências e costumam tomar bastante espaço na sua tela também. Todos os check-ins são no formato “I’m at {lugar} …”, assim, basta seguir os passos:

1) Clique em “Visualização” e em “100 ocorrências por página”

2) Digite “at” na caixa de busca e dê enter

3) Clique na caixa de seleção (checkbox) no topo da listagem, à esquerda, para selecionar todas as ocorrências

4) Abra a nuvem do filtro clicando em “Nuvem filtro” – nela você visualizará as palavras mais citadas no filtro, clique nas palavras que têm a ver com check-in, por exemplo, o nome de um estabelecimento perto, “others” e etc., assim elas ficarão realçadas

(OPCIONAL) Caso queira, clique em “VISUALIZAÇÃO” e “Trocar para modo resumido”, assim você poderá ver mais ocorrências ao mesmo tempo

5) Role a página rapidamente, procurando pelas palavras realçadas e ocorrências que não sejam check-ins e caso as encontre, clique no checkbox dessa ocorrência, para “deselecioná-las”

6) No fim da listagem, clique no menu “TAG” e na tag desejada, por exemplo “check-in”

Pronto! Repita o processo para todas as páginas encontradas e você terá várias ocorrências tageadas em segundos!

Caso queira removê-las, o processo é o mesmo, bastando no passo 6) clicar no menu “REMOVER” e na opção “Remover”.

Viu como é prático? A nuvem lhe fornece uma maneira rápida de visualizar as ocorrências sem necessidade de leitura individualizada e também lhe fornece uma maneira rápida de marcar e realçar as ocorrências que lhe interessar. O flow lhe fornece filtros mais utilizados de maneira rápida e a busca lhe fornece um filtro por palavras específicas.

Caso necessite de uma busca mais avançada, combinando dia, busca, palavras e tags, por exemplo, você pode também utilizar o filtro avançado:

Esperamos que tenham gostado e que tenham economizado horas de trabalho.

Até a próxima!