Home

[nova funcionalidade] Amostragem aleatória de ocorrências


Olá pessoal,

Dando prosseguimento a série de postagens sobre as novas funcionalidades do v-tracker, hoje falaremos sobre a funcionalidade de amostragem!

Para assuntos muito comentados, o v-tracker pode coletar muitas ocorrências (10 mil, 20 mil, 50 mil ou até mais por dia) e a qualificação de todos esses itens se torna inviável. Para contornar esse problema, o v-tracker possui a funcionalidade de amostragem, assim, apenas uma parcela dessas ocorrências, tomadas de maneira aleatória (sorteadas), serão selecionadas.

Digamos que ao monitorar um assunto como AIDS temos 10 mil ocorrências por dia. Decidimos que qualificaremos apenas 60% delas, assim, selecionamos a amostragem de 60%. Quando utilizamos o filtro de amostragem de 60%, 60% das ocorrências encontradas serão mostradas e poderão ser avaliadas. O relatório final será apresentado em cima dessa amostragem (das 6 mil ocorrências). Claro que as ocorrências fora da amostragem ainda poderão ser pesquisadas, qualificadas e tageadas, porém, apenas se o usuário assim quiser. Com o sorteio, algumas ocorrências serão “perdidas”, porém, será possível ter uma boa ideia geral das ocorrências, pois a amostragem funciona como um senso: nem todos os cidadãos respondem às perguntas, porém, quanto maior o número de cidadãoes participantes, maior a probabilidade de o resultado estar correto ou próximo do real.

Para habilitar a amostragem no seu monitoramento, basta selecionar quais amostragens serão colhidas, no cadastro ou edição de monitoramento:

Observem que é possível gerar várias amostragens ao mesmo tempo, para atender a todos os cenários.

Após salvar o monitoramento, as ocorrências já começarão a ser coletadas e sorteadas de acordo com a amostragem.

Para ter acesso às ocorrências da amostra, basta, como sempre, utilizar o filtro rápido:

Ou utilizar o filtro combinado:

Com a utilização do filtro combinado é possível buscar dentro da amostragem ocorrências apenas do Twitter, por exemplo, ou ocorrências com uma palavra específica, num período específico dentro da amostragem e todas as combinações possíveis, normalmente.

Gostaram?
Qualquer dúvida, entrem contato.