Home

Mecanismo de Regras


Olá v-trackers,

O v-tracker faz mais tarefas automaticamente para você: caso queira receber um email (ação) sempre que alguém lhe citar ou caso queira aplicar a tag “concorrente” em todas as ocorrências que citarem seu concorrente e etc., basta criar uma regra e o v-tracker fará todo o trabalho sujo!

O mecanismo de regras é baseado em alguns conceitos-chave que definiremos abaixo: condições, ações e quando. Uma ocorrência é selecionada se atender à uma ou mais condições, para essas ocorrências selecionadas, uma ou mais ações serão disparadas no momento configurado em quando.

  • Condições: são as condições para que uma ocorrência seja escolhida ou não. As condições disponíveis são:

    1. Expressão: uma expressão para ser buscada no texto, aceitando AND, OR e etc., assim, podemos selecionar as ocorrências baseando no texto delas (similar ao próprio mecanismo de busca do v-tracker);
    2. Publicador: o nome ou username do publicador, assim todas as ocorrências desse autor serão selecionadas;
    3. Alcance: o alcance (número de seguidores, amigos, inscritos e etc.) da ocorrência para ela ser selecionada ou não.
    4. Manifestações: o número de manifestações (número de respostas, RTs, curtidas e etc.) da ocorrência para ela ser selecionada ou não. Atenção: o número de manifestações considerado será o do momento da coleta;
    5. Grupo: o grupo que o publicador pertence, similar à condição “usuário”, porém aplicada a n usuários (grupo);
    6. Estrelas: o número de estrelas da ocorrência para ser selecionada ou não;
    7. Tag: caso a ocorrência tenha essa tag, a ocorrência será selecionada;
    8. Qualificação: caso a ocorrência tenha essa qualificação (positiva, favorável, neutra, desfavorável ou negativa) a ocorrência será selecionada;
    9. Língua diferente de português: muitas vezes os serviços, mesmo filtrando por língua, nos fornece algumas ocorrências em línguas distintas, ou mesmo queremos monitorar algo em outra língua, com essa condição o v-tracker irá selecionar somente as ocorrências com a língua diferente de português.
    10. Língua igual ao português: nessa condição o v-tracker selecionará as ocorrências com a língua portuguesa.
    11. Parte do nome do publicador: nessa condição o v-tracker selecionará as ocorrências cujo nome do publicador contenha (não necessariamente toda) a expressão.
    12. Todas as ocorrências: todas as ocorrências serão selecionadas, sem condição ao alguma. Atenção: essa opção anula todas as outras condições.
  • Ações: são as ações que serão aplicadas nas ocorrências selecionadas (que atenderam às condições previamente estabelecidas):

    1. Aplicar Tag: essa ação aplicará a tag inserida nas ocorrências selecionadas;
    2. Aplicar qualificação: essa ação fará a qualificação (positivo, favorável, neutro, desfavorável ou negativo) inserida nas ocorrências selecionadas;
    3. Enviar Email: essa ação enviará um email com as ocorrências selecionadas em anexo (similar ao exportar para email);
    4. Enviar para Mobile: essa ação enviará uma notificação com as ocorrências selecionadas para os celulares selecionados (que tenham o aplicativo mobile do v-tracker instalado);
    5. Filtrar: essa ação enviará para o filtro as ocorrências selecionadas (similar ao filtro avançado).
    6. Aplicar estrelas: essa ação adicionará a quantidade de estrelas inserida nas ocorrências, as estrelas são usadas para dar um grau de destaque para a ocorrência.
    7. Arquivar: essa ação irá arquivar as ocorrências selecionadas, o arquivar não apaga as ocorrências, apenas a move para um “arquivo”, fazendo com que ela não apareça na listagem principal de ocorrências.
    8. Abrir um ticket: essa ação irá abrir um ticket automaticamente para as ocorrências selecionadas, atribuindo um nível, uma prioridade e uma observação.
  • Quando: é o horário quando a(s) ação(ões) será(ão) aplicada(s) na(s) ocorrência(s) selecionada(s):

    1. Na coleta: as ações serão aplicadas no momento da coleta da ocorrência pelo v-tracker. Caso haja uma ação de envio de email, um intervalo de horas será definido (para evitar que você receba emails de madrugada, por exemplo);
    2. Todos os dias: as ações serão aplicadas todos os dias, em um horário específico;
    3. Dias úteis: as ações serão aplicadas em dias úteis, em um horário específico;
    4. Final de semana: as ações serão aplicadas no sábado e domingo, em um horário específico;
    5. Na coleta, em dias úteis: as ações serão aplicadas no momento da coleta, somente em dias úteis. Caso haja uma ação de envio de email, um intervalo de horas será definido (para evitar que você receba emails de madrugada, por exemplo);

Simples!

Para criar uma regra, seguimos os seguintes passos:

  1. Informações: entramos com o nome e descrição da regra (que irá no email, caso haja email) e qual o monitoramento que a regra será aplicada;
  2. Buscas: selecionamos em quais buscas que iremos aplicar as regras;
  3. Condições: selecionamos quais as condições para que as ocorrências sejam selecionadas para aplicar as ações. Obs.: mais de uma condição pode ser selecionada, inclusive é possível obrigar que todas as condições sejam atendidas (AND) ou qualquer uma das condições (OR);
  4. Ações: selecionamos quais as ações que desejamos aplicar nas ocorrências selecionadas pelas condições anteriores;
  5. Quando: selecionamos a recorrência da regra, ou seja, quando essas ações serão aplicadas/disparadas;

Vamos a alguns exemplos:

Quero receber email com todas as ocorrências do dia, às 17h em dias úteis:

1) Informações: colocamos as informações, selecionamos o monitoramento e clicamos em “Próximo”:

2) Buscas: selecionamos quais as buscas que queremos que a regra seja aplicada e clicamos em “Próximo”:

3) Condições: selecionamos a condição “Todas as ocorrências” e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:

4) Ações: selecionamos a ação “Enviar email”, inserimos o email na caixa de texto e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:

5) Quando: selecionamos “dias úteis”, selecionamos o horário “17:00” e clicamos em “Salvar regra”.

Fácil? Agora vamos para outro exemplo, um pouco mais elaborado:

Quero tagear as ocorrências que citarem meus concorrentes “lula” ou “molusco”:

1) Informações: colocamos as informações, selecionamos o monitoramento e clicamos em “Próximo”:

2) Buscas: selecionamos quais as buscas que queremos que a regra seja aplicada e clicamos em “Próximo”:

3) Condições: selecionamos a condição “Por expressão”, entramos com a expressão “lula” e clicamos no botão “+”, selecionamos novamente a condição “Por expressão”, entramos com a expressão “molusco” e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:

4) Ações: selecionamos a ação “Aplicar tag”, inserimos a tag “concorrente” (mesmo que ela não exista ainda) e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:

5) Quando: selecionamos “Na coleta” e clicamos em “Salvar regra” (caso quiséssemos já tagear os itens antigos, poderíamos selecionar “Aplicar nas ocorrências já existentes” – assim, as últimas 20 mil ocorrências serão analisadas e todas as que aderirem às condições serão tageadas).

Tranquilo, né?
Mais alguns exemplos:

Quero receber por email as ocorrências que citarem meu nome e tenham mais do que 300 de alcance:

1) Informações: colocamos as informações, selecionamos o monitoramento e clicamos em “Próximo”:
2) Buscas: selecionamos quais as buscas que queremos que a regra seja aplicada e clicamos em “Próximo”:
3) Condições: selecionamos a condição “Alcance”, entramos com o valor “300” e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
4) Ações: selecionamos a ação “Enviar email”, inserimos o email na caixa de texto e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
5) Quando: selecionamos “Na coleta” e clicamos em “Salvar regra” (caso quiséssemos já receber os itens antigos, poderíamos selecionar “Aplicar nas ocorrências já existentes” – assim, as últimas 20 mil ocorrências serão analisadas e todas as que aderirem às condições serão tageadas).

Quero enviar um email para meu cliente com as ocorrências mais importantes, todos os dias úteis, às 17:30:

Aqui podemos criar uma tag “Enviar” e tagear, manualmente, as ocorrências que julgamos serem importantes e criar a regra ou também marcar com 5 estrelas as ocorrências que desejamos enviar.

Com tag:
1) Informações: colocamos as informações, selecionamos o monitoramento e clicamos em “Próximo”:
2) Buscas: selecionamos quais as buscas que queremos que a regra seja aplicada e clicamos em “Próximo”:
3) Condições: selecionamos a condição “Tag”, entramos com o valor “Enviar” e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
4) Ações: selecionamos a ação “Enviar email”, inserimos o email do cliente na caixa de texto e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
5) Quando: selecionamos “dias úteis”, selecionamos o horário “17:30” e clicamos em “Salvar regra”.

Com estrelas:
1) Informações: colocamos as informações, selecionamos o monitoramento e clicamos em “Próximo”:
2) Buscas: selecionamos quais as buscas que queremos que a regra seja aplicada e clicamos em “Próximo”:
3) Condições: selecionamos a condição “Estrelas”, entramos com o valor “5” e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
4) Ações: selecionamos a ação “Enviar email”, inserimos o email do cliente na caixa de texto e clicamos no botão “+” e depois em “Próximo”:
5) Quando: selecionamos “dias úteis”, selecionamos o horário “17:30” e clicamos em “Salvar regra”.

Gostaram?
Esse mecanismo de regras é bem poderoso e ajudará muito o seu dia-a-dia!

Quaisquer dúvidas, entrem em contato.