Home

[nova-funcionalidade] – Ocorrências similares


Olá pessoal!

Hoje mostraremos aqui uma nova funcionalidade do v-tracker: similaridade! Agora é possível agrupar ocorrências que falam de um determinado assunto, mesmo que de maneiras diferentes e em redes diferentes, sem necessidade de tageamento ou qualquer ação prévia do usuário!

Vamos supor que você coletou um tweet com o seguinte texto: “Alguém sabe me dizer se os Correios estão em greve?”. Clicando no ícone de similaridade, você encontrará outros tweets ou posts de qualquer rede com textos similares, como “Sabem se os correios estão funcionando?” ou até uma matéria no G1 “Greve dos correios continua”. Legal, né?

Com essa funcionalidade você pode: tagear em massa mais rapidamente, remover conteúdo em massa, descobrir RTs editados, descobrir o que comentaram de uma notícia ou como ela foi veiculada em diversos tipos de serviços diferentes (blogs, redes sociais)… enfim, um grande conjunto de novas possibilidades!

Vamos aprender como fazer isso, é muito simples:

  1. Avistamos uma ocorrência que nos interessa
  2. Clicamos no ícone de similaridade dessa ocorrência ()
  3. A ocorrência filtrada (que originalmente buscamos por similares) ficará destacada e as similares aparecerão abaixo

Tranquilo?

Uma funcionalidade interessante é que quando estamos no modo de similaridade, a caixa de seleção de todas ocorrências selecionará, inicialmente, somente as ocorrências similares, assim, caso queira tageá-las, ou removê-las, todas já serão selecionadas, menos a original. Caso queira selecionar também a original, basta selecioná-la, sem perder a seleção anterior (assim, todas serão selecionadas).

Com esse mecanismo é possível até identificar fotos similares, baseando-se nas tags:

Gostaram?
Fiquem atentos que nos próximos posts mostraremos mais novas funcionalidades!

Até lá.