Home

[nova-funcionalidade] Busca interna com operadores lógicos!


Olá pessoal!

Hoje mostraremos uma funcionalidade do v-tracker que pode lhe ajudar muito: a busca interna com operadores lógicos!

No v-tracker é possível buscar nas redes sociais utilizando diversos operadores lógicos, como AND, OR e -. Agora, também é possível buscar dessa maneira dentro do próprio v-tracker, ou seja, caso queira buscar nas ocorrências coletadas o que citou meu concorrente1 e o concorrente2, mas não citou o concorrente3, posso buscar por “concorrente1 AND concorrente2 -concorrente3” e o v-tracker trará tudo para você. Super útil, né?

Essa busca pode ser feita tanto na caixa de busca rápida:

quanto no filtro combinado:

Quais operadores são aceitos e como funcionam?

O funcionamento é bem parecido com o de buscas nas redes, que vocês já estão acostumandos:

  • AND: obriga que todas as palavras estejam presentes, por exemplo: “Dilma AND lula” só trará resultados que contenham “dilma” E “lula”, caso uma ocorrência tenha somente a palavra “dilma”, ou somente “lula”, ela não retornará na busca.
  • OR: obriga que pelo menos uma das palavras estejam presentes, por exemplo: “Dilma OR lula” só trará resultados que contenham “dilma” E/OU “lula”, caso uma ocorrência tenha somente a palavra “dilma”, ou somente “lula”, ela retornará na busca, o mesmo acontece caso ela tenha a palavra “dilma” e também tenha “lula”.
  • : obriga que nenhum resultado contenha a palavra, por exemplo: “Dilma -lula” só trará resultados que contenham “dilma” SEM “lula”, caso uma ocorrência contenha a palavra “dilma” e também a palavra “lula”, ela não retornará na busca.

Todos esses operadores podem ser utilizados diversas vezes, inclusive com agrupamento através de parênteses.

O operador de frase exata () não pode ser utilizado em conjunto com os operadores listados acima, porém, é possível buscar por uma frase exata utilizando espaços no ínicio e fim da frase, por exemplo: para buscar “a presidenta Dilma sancionou”, inserimos no campo de busca rápida ou no filtro combinado da seguinte forma ” a presidenta Dilma sancionou ” (sem aspas, apenas espaços).

Gostaram?

Essa é mais uma funcionalidade do v-tracker para ajudar o seu dia a dia :)