Olá v-trackers!
A qualificação do sentimento da ocorrência é um dos papéis do analista de mídias sociais, com ela se tem a mensuração da imagem do cliente ou marca.
O padrão ao se trabalhar com qualificação é atribuir o sentimento de positivo, quando o usuário diz bem da marca, negativo, quando o usuário critica ou fala mal do produto e neutro quando o usuário apenas propaga a mensagem ou não emite nenhuma opinião.
Mas percebemos que ao emitir uma opinião, podemos nos exaltar ou sermos mais comedidos, logo, como mensurar esse nível de exaltação? Para isso o v-tracker conta com a possibilidade da qualificação em cinco níveis, adicionando os níveis favorável e desfavorável.
Por exemplo, vamos analisar essas ocorrências do Twitter a respeito da bateria do iPhone:
Com a qualificação em apenas três níveis essas ocorrências ficariam marcadas como negativa, mas perceba a diferença entre elas, fica nítido que a primeira e a última são muito mais agressivas que as outras, que falam mal da bateria, mas não chegam a tal nível de reclamação.
Na qualificação em cinco níveis podemos qualificar a primeira e a última como negativa e as demais como desfavoráveis, assim temos uma análise muito mais próxima da realidade observada.
O mesmo vale para as ocorrências positivas, onde o uso da qualificação favorável cumpre esse papel, como podemos observar nas diferentes ocorrências abaixo, diferentes níveis de elogio a qualidade da bateria do Nokia.
A qualificação em cinco níveis permite ao analista retratar de maneira mais completa e próxima a realidade de seu cliente, extraindo relatórios mais abrangentes.
Ainda não utiliza a qualificação em cinco níveis? Edite seu monitoramento e selecione essa opção!