Pular para o conteúdo

AI e Redes Sociais: Como o Pinterest utilizou machine learning ao seu favor?

Conhecida como a principal rede social na hora de procurar referências, o Pinterest é focado em compartilhamento de imagens e criação de álbuns, e é muito popular entre os jovens, mas infelizmente ele não é utilizado apenas para coisas positivas.

 

Com o aumento dos casos de depressão e suicídio entre este público, as buscas pelo tema também aumentaram na internet, e com o Pinterest não deixa de ser diferente: ele se tornou uma das plataformas que mais tinha conteúdo de autoflagelo.

Pensando nisso, a empresa começou a utilizar técnicas de machine learning para identificar e automaticamente ocultar conteúdos que mostrem ou incitem autoflagelo. 

 

Com ajuda de inteligência artificial, o Pinterest consegue remover este tipo de conteúdo três vezes mais rápido do que  antes. Eles afirmam que, até agora, conseguiram reduzir em 88% este tipo de conteúdo na plataforma.

 

Além da remoção do conteúdo, as técnicas de AI também estão sendo utilizadas na rede social para identificar 4.600 termos e frases de busca relacionados a autoflagelo. Se um usuário pesquisar por algum destes termos, ele será redirecionado para uma página que oferece apoio e privacidade para que a pessoa lide com a questão.

 

Um grande exemplo e iniciativa de inteligência artificial usada para o bem <3