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Amostras nos Monitoramentos

Com a quantidade e a velocidade que informações que circulam no mundo nos dias de hoje, muitas vezes não temos tempo para avaliar todas com atenção.

Esse alto volume de informações causa impacto principalmente em quem depende delas para tomar decisões. Seja para sua própria empresa, para uma agência de marketing ou de relações públicas gerenciando clientes e crises ou para um acompanhamento de rotina de alguma marca: sempre precisamos de dados para decidir.

Mesmo sem conseguir avaliar 100% dos dados, ter muita informação as mãos não significa que você terá um retrato fiel do que está acontecendo no mundo digital. E é por isso que nosso papo essa semana é sobre AMOSTRAS.

Com o v-tracker você tem duas possibilidades de conseguir amostras. Você pode (1) pré-definir amostras ou (2) gerar uma amostra na hora; sob demanda.

Vamos aprender sobre elas.

1) AMOSTRAGENS PRÉ DEFINIDAS

Nesse caso, do universo das ocorrências coletadas, o v-tracker já faz as amostras nas porcentagens que você definir previamente.

Essa amostra pode ser configurada na edição do monitoramento >>> configurações avançadas

 

Você pode escolher as que desejar.

Essa amostragem pré-definida você pode utilizar na barra de filtros das ocorrências.

É importante ressaltar que essas amostragens percentuais na barra de filtros só funcionam se forem configuradas previamente na edição do monitoramento.

2) SOB DEMANDA

Mesmo sem ter amostras pré-configuradas no seu monitoramento, você pode criar uma amostra sob demanda. E o melhor, você pode utilizar a amostra sob demanda em conjunto com qualquer outro filtro que desejar.

Ou seja, você pode filtrar suas ocorrências e em cima desse filtro, fazer uma amostra. Quer um exemplo?

Você tem um milhão de ocorrências sobre super heróis. Você pode fazer um filtro para visualizar apenas ocorrências referentes ao Batman e ainda gerar uma amostra em cima desses resultados.

Para gerar uma amostra sob demanda, na tela de ocorrências clique no botão respectivo à amostra. Fica no canto superior direito:

Após clicar nesse botão, clique em “%Criar nova amostra”

Ao clicar, abrirá o “modal” abaixo:

Dê um nome para sua amostra. No nosso caso será “Exemplo 1”.

Em quantidade de ocorrências você definirá quantas ocorrências a sua amostra terá e, se quiser, pode utilizar a calculadora de confiança amostral.


Vamos definir 2.000 ocorrências para nosso exemplo.

***se você quiser saber mais sobre cálculos de amostragem e calculadora amostral, seguem alguns links:

https://comentto.com/calculadora-amostral/
https://pt.surveymonkey.com/mp/sample-size-calculator/
https://www.solvis.com.br/calculos-de-amostragem/
https://praticaclinica.com.br/anexos/ccolaborativa-calculo-amostral/ccolaborativa-calculo-amostral.php

Essas duas informações, nome e quantidade, já são suficientes para gerar uma amostra.

Mas, vamos dizer que você queria especificar o percentual de cada rede para a amostra.

Em “Escolher Serviços” mude para sim. Você verá as opções abaixo:

Em “Serviço / Rede Social”, clicando na setinha, você verá os serviços cadastrados no respectivo monitoramento, no caso do nosso exemplo:

Você pode selecionar um serviço / rede e escolher seu percentual, separando assim faixas amostrais para cada rede social. Após especificar o percentual, clique em “+Adicionar”,

Para nosso exemplo, vamos utilizar: Twiiter 50%, Facebook Posts Públicos 25% e YouTube 25%

Aqui valem duas observações:

a soma da porcentagem deve ser 100%
a porcentagem deve ser um número inteiro, sem decimais. (deve ser 49% e não 48,2%)

Após adicionar as porcentagens, nossa tela estará assim:

Clique em “Salvar” e aguarde. Com isso, você pode agora utilizar a sua amostra indo novamente no botão de porcentagem, no canto superior direito, e agora clicar na amostra que você acabou de criar. No nosso caso a “Exemplo 1”.

Aguarde o v-tracker gerar sua amostra de ocorrências e pronto! Veja que as 1.461 ocorrências abaixo são fruto de sua amostra, conforme pode ver na informação à direita da tela, abaixo do número de ocorrências, e também o símbolo de porcentagem nas próprias ocorrências, indicando que se trata de uma amostra.

Bacana né? Agora é com você! Vai lá no v-tracker e gere uma amostra. Depois me conta a sua experiência.

Ah, e você já sabe, precisando de suporte pode contar com nosso chat online de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Você também pode mandar um e-mail para suporte@vtracker.com.br

Abraços.