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Busca por Geolocalização

Hoje vamos conversar sobre uma sacada genial, principalmente quando você tem a intenção de comparar um tema em dois locais diferentes.

E que sacada é essa? A busca por GEOLOCALIZAÇÃO NO TWITTER.

Ah, é importante começar essa conversa tendo em mente que só existe a possibilidade de saber a localização do usuário do Twitter caso a pessoa forneça essa informação publicamente na rede social. Se não, não será possível identificar a localização desse usuário, ok?

Outro ponto importante também dessa busca é que ela é feita por amostragem.

Dito isso, vamos a o que interessa:

Como de costume, vou te mostrar onde você consegue acessar esse recurso e como utilizá-lo. E depois vamos para a melhor parte: os insights que você pode extrair com o v-tracker.

A Geolocalização é um dos vários tipos de busca que há disponível no v-tracker. Para criar uma busca geolocalizada, vá até a edição do monitoramento, clicando na engrenagem e depois em “Editar”.

Na edição do monitoramento, na aba “Fontes de Dados”, vá até “Geolocalização”.

É nessa tela que você cadastra as buscas por geolocalização. Você verá os seguintes campos e botões.

Vamos ver mais detalhes de como criar sua busca?

Nome: insira o nome que vai identificar essa busca por geolocalização no v-tracker. No nosso exemplo abaixo utilizamos “Brasília (Asa Sul)”

Local: aqui você pode inserir cidade, bairro, endereço, CEP… é de fato a localidade onde você quer buscar.

Raio: é a distância de abrangência da sua busca, em KM, à partir do centro da localização que você inseriu no passo anterior.

Latitude e Longitude: são também opções para você inserir a localização, caso não tenha o endereço exato.

Ao inserir a localização e clicar em “Localizar no mapa”, você verá o círculo, indicando o raio da sua busca. Ajuste como preferir. Você também pode clicar no mapa e arrastar o marcador para outra área.

Com todos os dados corretos, clique em “Adicionar Localização”.

Você verá sua busca logo abaixo da área de cadastro.

Neste momento você cadastrou apenas uma busca geolocalizada que estará coletando publicações de usuários do Twitter nessa região.

Percebe como isso é extremamente amplo?

Então, não esqueça de aplicar os filtros na sua busca geolocalizada na aba “Fontes de Dados e Filtros” >>> Geo, conforme imagem abaixo.

Agora, como eu disse lá no início, a grande sacada para utilizar a geolocalização, seria comparar um mesmo tema em diferentes regiões. Vamos ao nosso exemplo/insight?

Imagine que você ou um cliente queira investir em um empreendimento imobiliário e quer saber onde poderá ter mais sucesso: se na Asa Sul ou na Asa Norte; ambos bairros de Brasília.

Você pode criar filtros de busca com alguns temas como Segurança, Saúde, Construção, Lazer, Piscina, Condomínio, Apartamento, Comércio, Exercícios, “gosto muito de”, etc…

A ideia é que os filtros possam trazer informações sobre as dores na região, os anseios, o que as pessoas estão dizendo que precisam e preferem na respectiva região delas. Percebe como isso é poderoso?

Uma vez criados esses filtros, você pode criar duas buscas diferentes de Geolocalização: uma para ASA SUL e outra para ASA NORTE.

À partir dessas coletas você consegue comparar o que as pessoas de cada região pensam sobre esses tópicos e com isso pode tomar melhores decisões para o seu empreendimento imobiliário. Você poderá até saber se em uma das regiões as pessoas não querem nenhum empreendimento novo, por acharem que já tem gente demais.

Neste cenário você consegue ter uma percepção de moradia para ajustar o seu projeto e o lançamento deste empreendimento.

Vamos a outro exemplo: considere que exista uma unidade do bar chamado “Capitão”, nas seguintes regiões de Brasília: Asa Sul, Asa Norte, Águas Claras e Sudoeste.

Você quer saber o que falam sobre o “Capitão” especificamente em Águas Claras.

É muito difícil alguém postar algo nas redes sociais como “Tomando uma gelada aqui no Capitão em Águas Claras”. Geralmente uma postagem nesse cenário é mais curta e descontraída. Seria algo como:

“Tomando uma gelada com o Capitão” ou “Matando a sede no Capitão” ou ainda , como o nome é capitão, pode surgir até algo como “Todos a bordo para uma gelada, Capitão”.

Em nenhum desses casos “Águas Claras” foi citada, apenas o nome do estabelecimento.

Então como saber o que os frequentadores da unidade de Águas Claras falam sobre o bar?

É aí que entra a busca por geolocalização.

Nesse caso, você pode criar filtros como “Capitão”, “gelada” ou “sede” e delimitar a localização de Águas Claras na busca de geolocalização. Poderoso né?

Dica extra: A busca por geolocalização é bem específica. Você não precisa por exemplo utilizar o nome da cidade nos filtros de busca, a não ser que você queria saber exatamente quem fala de Brasília, estando em Brasília.

Outra dica é não utilizar a geolocalização sem filtros de busca aplicados, pois isso traz uma quantidade muito grande de resultados, e provavelmente resultados que você não tem interesse.

Assim você pode tomar decisões mais seguras, sabendo o que efetivamente as pessoas daquela região pensam de um condomínio, o que gostam de ter como lazer e quais são as suas principais questões quando pensam em um apartamento.

Legal né?

E lembre-se: No caso de qualquer dúvida, o suporte online está disponível de Segunda à Sexta, das 09h às 12h e das 13h às 18h, e pelo e-mail atendimento@vtracker.com.br