Pular para o conteúdo

Busca por #hashtags: entenda as particularidades

Você já deve ter percebido que o Instagram é a rede com mais regras e exigências para monitorar.

E com a busca de hashtags não seria diferente.

No conteúdo dessa semana quero conversar com você sobre alguns pontos importantes sobre as coletas de hashtags no Instagram.

A primeira diferença já é no próprio cadastro. Por ter um tratamento diferente em sua API, o cadastro dessa busca no v-tracker é separado.

Para buscar hashtags no Instagram e/ou Tumblr, o cadastro é feito na edição do monitoramento, como quaisquer outras buscas.

No entanto, dentro da edição, navegue até Fonte de Dados >>>> Hashtags.

Para cadastrar uma hashtag, basta digitá-la e clicar em Adicionar. Esse cadastro pode ser feito com ou sem a grelha/”jogo da velha” (#) e isso não terá impacto na coleta.

IMPORTANTE: só é possível cadastrar hashtags que já existam e tenham sido usadas no Instagram pelo menos 1 vez.

Para nosso exemplo vamos cadastrar a hashtag ironmaiden.

Ao digitar a hashtag e clicar em Adicionar, as duas buscas (Instagram e Tumblr) serão mostradas abaixo do campo de cadastro.

Se não deseja buscar no Tumblr, basta clicar em “Remover” na respectiva busca.

Note na imagem acima que na busca do Instagram aparece um campo para escolher uma conta.

Uma das exigências do Instagram para buscar hashtags na rede é a vinculação de uma conta de IG nessa busca.

Conta essa que você precisa ter o acesso com usuário e senha para poder cadastrar no v-tracker e utilizar nessa busca.

Caso já tenha uma conta, selecione ela para a busca.

Confira a busca em “Fontes de Dados e Filtros” e clique em “Salvar Monitoramento”. Suas buscas começarão a executar em breve.

Vamos às outras particularidades e limitações da API do próprio Instagram para buscas de hashtags.

Duas eu já comentei. Recapitulando:

1) é preciso que a hashtag já exista e tenha sido usada pelo menos 1 vez no Instagram.

2) é necessário associar uma conta de Instagram à hashtag para coletar.
E acrescentando e explicando outras:

3) a retroatividade das buscas de hashtag é limitada pelo Instagram em 24 horas. Ou seja, a rede só permite coletar resultados “pra trás” de até 24 horas.

4) Outra exigência do Instagram é que, ao iniciar o monitoramento de uma hashtag, este monitoramento deve ser feito por no mínimo 7 dias. Esse prazo pode ser renovado automaticamente ou não.

E isso nos leva a um ponto importante deste conteúdo. A tela de cadastro de hashtags.

Você acessa essa tela através do menu:

Você verá a tela abaixo:

Nessa tela existem algumas informações importantes no quadrado amarelo, as quais replico abaixo:

Atenção! Como funciona o cadastro de Hashtags no Instagram:

Apenas 30 hashtags poderão ser buscadas por conta (Instagram Empresas), num período mínimo de 7 dias.

Se a renovação automática estiver ativa, passados os 7 dias de prazo do Instagram, as buscas continuarão executando e novos 7 dias serão dados de prazo. Caso não esteja com renovação automática, após os 7 dias as buscas com a hashtag serão pausadas.

Mais informações: https://developers.facebook.com/docs/instagram-api/guides/hashtag-search

Detalhando as informações acima:

Limite de 30 hashtags

Cada conta de Instagram pode buscar apenas 30 hashtags por vez. Isso significa que se você precisa monitorar 35 hashtags, irá precisar de dois perfis distintos de Instagram, devidamente cadastrados no v-tracker.

Um perfil pode monitorar 30 e o outro as 5 restantes. Lembrando que essas são regras do próprio Instagram.

Período mínimo de buscas – 7 dias

Isso significa que, ao cadastrar uma hashtag, o IG obriga a monitorar essa hashtag por 7 dias no mínimo. Somente após esse período você conseguirá excluir essa hashtag, por exemplo.

Se a renovação automática estiver habilitada, após esses 7 dias essa busca (e período) se renovam, e então será necessário obrigatoriamente monitorar essa hashtag por mais 7 dias antes de qualquer ação.

Se a renovação automática estiver desabilitada, após esses 7 períodos essa busca será pausada.

E onde alterar essa renovação e verificar quais hashtags estão associadas a quais contas?

Exatamente nessa tela também, de Cadastro de Hashtags Instagram Empresas

Nessa tela é possível, tanto cadastrar hashtags, para depois cadastrar no monitoramento mais rapidamente, quanto editar as hashtags existentes.

Vamos falar do cadastro.

Na metade esquerda da tela você pode realizar esse cadastro.

Em Dados (ver acima) você:

– Cadastra a hashtag,
– Seleciona a conta de IG que será utilizada na busca.
– Escolhe se essa a busca dessa hashtag estará ativa ou não. Se a hashtag estiver ativa, ela poderá ser selecionada em buscas. Caso não esteja, não poderá ser selecionada. Se já houver busca, essas serão pausadas.
– Escolhe se a busca irá renovar automaticamente ou não, em períodos de 7 em 7 dias.

Em Usuários (ver acima) você pode selecionar os usuários que receberão as notificações sobre os prazos, renovações, vencimento e limites das hashtags.

Feito isso e clicando em “Salvar” a hashtag estará cadastrada para uso. Lembre-se que ao fazer o cadastro nessa tela, é necessário ainda, no monitoramento, fazer o cadastro na tela de Hashtags, conforme mostrado no começo desse material (edição do monitoramento >>> Fontes de Dados >>> Hashtags).

Na metade direita da foto você consegue visualizar e editar as hashtags já cadastradas. Nessa lista aparecem tanto as cadastradas diretamente no monitoramento, quanto as cadastradas nessa mesma tela.

Veja na imagem acima.

Nessa lista de Hashtags é possível visualizar:

– a hashtag cadastrada
– a conta associada à hashtag
– se está ativa ou não
– se está com renovação automática ou não
– quantos dias até a expiração (renovação automática OFF) ou renovação (renovação automática ON) dessa busca
– dias desde o início da busca dessa hashtag
– data da última renovação
– ações possíveis (editar e excluir)

Na imagem de exemplo, as hashtags “umahashqualquer” e “minhasegundahashqualquer” estão utilizando a conta Instagram VT for Test na busca. As duas estão ativas e com renovação automática habilitada.

Faltam 5 dias para esse período se renovar. Ou seja, daqui a 5 dias, renova-se o período obrigatório de 7 dias monitorando uma hashtag.

Se por exemplo, eu não quiser mais monitorar “umahashqualquer”, preciso editar essa busca no respectivo botão e desativar a renovação automática, sem esquecer de salvar essa edição, conforme os passos abaixo.



Nessa mesma tela de edição é possível alterar a conta associada na busca.

Essas dicas são essenciais para o entendimento e correta configuração da busca de hashtags no Instagram.

Se você ainda ficou com alguma dúvida entre em contato com nosso suporte. Disponível de Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h e também através do e-mail atendimento@vtracker.com.br

Abraços,