Pular para o conteúdo

Buscas no Instagram

Hoje quero conversar com você mais detalhes sobre as buscas no Instagram disponíveis no v-tracker.

Mas antes de falar das buscas, vamos falar dos requisitos necessários para que tudo funcione?

Como você sabe, o v-tracker trabalha 100% de acordo com as APIs das redes. Então tudo que está disponível e a forma como é feito está sempre em conformidade com as permissões, limitações e autorizações de cada rede.

As exigências para buscas no Instagram são:
– a conta precisa ser do tipo business (comercial)

– a conta precisa necessariamente estar associada a uma página no Facebook

Cumpridos esses pré-requisitos está tudo pronto para a conexão da conta no v-tracker.

A conexão da conta pode ser feita pela área de contas ou diretamente no monitoramento. O mais prático é fazer pela área de contas. Assim vai estar tudo “redondinho” quando estiver criando o seu monitoramento.

Para isso, acesse o menu Atendimento 2.0 >>> Contas

Siga o passo a passo na tela.

Após cadastrar a conta de Instagram, você poderá cadastrar as buscas. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.

É importante lembrar que você pode buscar em um “perfil próprio” ou “de terceiros”/concorrentes. 

Existem algumas diferenças e limitações da própria API do Instagram.

Para monitorar posts e comentários um perfil próprio de Instagram, ou seja, um perfil que você tenha o usuário e senha, você deverá cadastrar esse perfil em “Meus Perfis”, na edição do monitoramento.

 Você também tem a possibilidade de coletar, DA SUA PRÓPRIA CONTA:

  • Stories

  • IGTV

  • tagueamentos de fotos do perfil (esse tagueamento é aquele feito em FOTOS e NÃO aquele feito no texto de uma postagem ou comentário que marca o @perfil, veja a diferença abaixo)

Esse tagueamento, no qual é feita a marcação do @perfil como na foto abaixo, coleta:

Esse tagueamento / menção do @perfil, feito na legenda ou comentário, não coleta:

Vale lembrar também que a API só permite responder comentários feitos no próprio perfil.

Para monitorar perfis de terceiros/concorrentes, você deverá incluir esse perfil em “Outros Perfis/URLs”, conforme imagem abaixo, porém a API só devolve os posts.

Não são retornados os comentários de perfis que não sejam os seus próprios.

Também é possível coletar posts e comentários de anúncios

Esses resultados, mesmo do Instagram, são retornados pela respectiva conta de anúncios no Facebook.

Esta conta de anúncios deverá ser cadastrada na v-tracker e no monitoramentosomente os anúncios com status = ATIVO serão coletados. Qualquer outro status diferente desses não será coletado (em aprendizagem, pausado, etc…)

A busca no Instagram basicamente é de perfil próprio, de outros perfis (apenas posts) ou por hashtag (para uma busca mais aberta/genérica)

Diferentemente de outras redes, o Instagram não possui uma busca aberta, por termos, como no Twitter.

No entanto, você pode monitorar perfis com filtros de termos aplicados nessas buscas.

Para melhor compreensão. Você não consegue buscar “chocolate” em todo o Instagram, de forma aberta.

Mas se você monitorar o perfil @chocolateriadobrasil, pode configurar o filtro “chocolate” e aplicar nessa busca. Assim, de todos os posts desse perfil só será coletado o que tenha o termo “chocolate”.

A forma mais “aberta” de se buscar no Instagram é através das HASHTAGS. É uma busca que possui algumas particularidades.

Primeiramente, vamos saber onde é feito o cadastro das buscas de hashtags para o Instagram, no v-tracker. É na edição do monitoramento, na aba HASHTAGS.

Essa busca retornará os resultados de hashtags específicas. Aqui vale ressaltar que a retroatividade do Instagram é limitada em 24 horas e é obrigatório que a hashtag tenha sido usada ao menos uma vez no Instagram. (não é possível buscar por hashtags que nunca foram utilizadas).

O Instagram também limita 30 hashtags por cada conta de Instagram, e buscar por um período mínimo de 7 dias, que pode ou não ser renovado automaticamente, a seu critério.

Ou seja, se você cadastrar #chocolate hoje, terá que acompanhar necessariamente essa hashtag por 7 dias.

Nos resultados de coleta de Hashtags do Instagram não é retornado o nome do usuário/publicador .

E sobre a tão esperada coleta de DIRECT MESSAGES do Instagram?

No dia 04/06/2021 o Instagram liberou via API esse recurso e a engenharia prontamente se envolveu no desenvolvimento. 

No momento em que escrevo esse texto pra você estamos ainda aguardando a liberação da permissão para que possamos fazer testes, finalizar a implementação e disponibilizar essa coleta aos nossos clientes.


Limitações da API do Instagram

O Instagram não permite a coleta de LIVES, REELS, POSTS ÚNICOS (cadastrar o link de uma postagem específica).

Como já explicado, também não faz buscas por termos, mas apenas por hashtags.

Na busca por hashtags não é devolvido o nome do publicador.

Espero que este conteúdo tenha dado uma luz para as dúvidas mais frequentes que recebemos no nosso suporte.

Mas se permanecer alguma dúvida, não hesite em falar com a gente. Lembrando, nosso suporte online está disponível de Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h e também através do e-mail atendimento@vtracker.com.br

Abraços e até a próxima