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Como aplicar o método AIDA e gerar mais vendas

O método AIDA é um modelo muito usado dentro do mundo da propaganda e do marketing. Ele divide o processo de compra do consumidor em quatro estágios: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Esses estágios estão diretamente conectados ao Funil de Vendas, descrevendo as etapas da jornada de compra pela qual um lead passa, desde o momento em que entra no topo do funil até o momento final, quando se toma a decisão de compra. 

Por conta disso, até hoje o modelo AIDA é usado para induzir os leads a avançarem no funil de vendas. 

Uma vez que funciona como um guia bem estruturado, com início, meio e fim, ele possibilita insights sobre como abordar os potenciais clientes em cada uma das etapas. 

Além disso, essa metodologia de trabalho considera o comportamento do consumidor, ou seja, suas necessidades, dores, desejos e anseios. 

Assim, é possível planejar cada ação de acordo com a realidade do cliente potencial, considerando a experiência em cada etapa do processo de compra.

A importância para as empresas

A metodologia AIDA auxilia numa melhor compreensão do comportamento, das preferências e dos hábitos do público. Por conta disso, um dos grandes benefícios da sua aplicação é o direcionamento dos conteúdos, tornando-os muito mais precisos e eficazes.

Além de ajudar na escolha dos temas abordados, ela contribui para formar a linguagem e formato que são adotados para atrair novos clientes.

O AIDA ainda melhora a eficácia do pipeline da empresa e contribui para as ações de fidelização dessas pessoas.

Como aplicar o método AIDA na prática

Cada fase da metodologia AIDA possui estratégias diferentes. Veja quais são elas:

Atenção (A)

Para começar, é preciso fazer com que as pessoas que você quer alcançar notem a sua empresa. 

Existem muitas formas de fazer isso: através de anúncios (online ou convencionais), publicação de conteúdos no blog e nas redes sociais, landing pages e até mesmo cold mail e cold call.

Mas para saber qual mensagem passar, em quais canais e com qual tom de voz, é preciso ter bem clara a persona e conhecer o perfil do cliente ideal (ICP) do negócio. Saber disso também contribui para não criar mensagens genéricas ou de se comunicar com as pessoas erradas.

Interesse (I)

Depois de conquistar a atenção de alguns leads, é importante despertar seu interesse. Mais uma vez, conhecer a persona e o ICP do seu negócio vai ajudar a entender as necessidades desse consumidor e o que lhe é mais relevante.

Assim você consegue focar nas dores e entregar uma mensagem mais eficaz despertando de fato a curiosidade das pessoas. 

Nesta etapa, é importante realizar um follow up dos leads conquistados, mantendo o relacionamento vivo por meio do envio de e-mails ou de postagens nas redes sociais.

Desejo (D)

Aqui, é preciso mostrar qual a solução que a empresa oferece e como ela pode ser relevante para o futuro cliente. Ela deve atender suas necessidades e resolver suas dores. 

Uma possibilidade, é utilizar estratégias como gatilhos mentais e provas sociais, ajudando a estimular o desejo e criar uma conexão em nível emocional do cliente com a marca.

Neste estágio, é fundamental usar as dores percebidas ao longo do relacionamento com o lead a seu favor para despertar sua vontade em adquirir a solução.

Ação (A)

A última etapa é basicamente dar o empurrão final para que o lead se torne cliente. 

Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para estimular a compra, como a oferta de frete grátis ou de cupons de descontos, por exemplo.

Na etapa de ação, o objetivo é criar um senso de urgência que faça com que o futuro cliente sinta que não pode deixar passar aquela oportunidade. Para isso, é importante engajar o lead no canal que está sendo usado por ele, incluindo chamadas para ação (CTAs) para levá-lo à compra.

Com o mercado cada vez mais competitivo, criar estratégias eficientes e focadas no público é essencial para as empresas que buscam se destacar. 

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