v-tracker v-tracker
  • Quem somos
  • Planos
  • Blog
  • Fale Conosco
Login
News

Como usar a neurociência para ter a melhor UX?

  1. By Valter Pereira
  2. No Comments

29 Maio

ux e neurociência v-tracker

Cientistas comportamentais da Harvard Business School demonstraram através de uma série de experimentos que nós somos muito menos racionais do que pensamos. Isso acontece porque o cérebro humano é operado simultaneamente por dois sistemas: o 1 (intuitivo) e o 2 (racional). Segundo Daniel Kahneman, pesquisador da economia comportamental, o sistema intuitivo é rápido, está permanentemente ligado, consome pouca energia e não requer esforço. Isso que chamamos de intuição é o sentimento responsável por nossas escolhas diárias.

A boa notícia é que esses nossos comportamentos “irracionais” não são aleatórios, eles são sistemáticos, repetitivos e, portanto, previsíveis.

Esse tipo de conhecimento da neurociência, que torna capaz a previsão de como o cérebro humano irá agir quando está utilizando o Sistema 1 (ou agindo por “impulso”), oferece uma vantagem única para quem busca oferecer uma melhor experiência (UX) para o público por exemplo no desenvolvimento de um app.

Baseado nisso, nós unimos 3 aprendizados que podem ajudar uma marca a entregar uma UX cada vez mais intuitiva:

 

1 – Use e abuse dos testes gratuitos

O free trial oferece ao seu usuário a chance de experimentar e se acostumar com o uso do seu aplicativo. Esse diferencial que aumenta o envolvimento do consumidor com a plataforma.

 

2. Simplifique as opções do seu app

O cérebro humano é preguiçoso, e fazer escolhas consome energia, por isso quanto menos opções você oferecer a ele, mais fácil será na hora de tomar a decisão, e melhor ele irá aceitar o seu aplicativo. (Por exemplo, restaurantes com o cardápio mais reduzido vendem mais do que os que possuem várias opções no menu).

Limitar as opções e oferecer pacotes ou ofertas pré-formatados torna a decisão mais fácil para o usuário. Apontar qual a opção mais escolhida é outro mecanismo bastante efetivo.

 
3. Fragmente metas a longo prazo em etapas

Metas fragmentadas aumentam o incentivo (por exemplo, o cérebro humano entende que é mais fácil ler 1 livro por mês do que 12 meses no ano). Isso acontece porque metas com marcações evolutivas nos fazem avançar mais do que um objetivo maior no futuro, e gostamos de sentir que estamos progredindo. 

E lembre-se: entender como seu consumidor pensa é essencial na hora de planejar uma boa UX. Saber como as pessoas fazem escolhas é uma habilidade valiosa!

 

Quer entender melhor seu consumidor? Mapear seu comportamento e saber o que ele fala da sua marca? Pra isso tem o v-tracker. Conheça nossos planos.


FONTE: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/marketing-resources/ux-e-design/5-licoes-de-economia-comportamental-para-voce-usar-no-seu-aplicativo/

share:
No Comments
TAGS : #howto #news #UX

Related Post

29 Maio

boom dos stories v-tracker
O Boom dos Stories

14 abr

CEO-do-Clubhouse-rebate-polêmicas
CEO do Clubhouse diz que usuários não tiveram da

24 set

whatsapp web
WhatsApp usará impressão digital para liberar ac

Leave a Comment Cancelar resposta

Recent Posts

Como-fazer-Customer-Care

CEO-do-Clubhouse-rebate-polêmicas

monitoramento

customer_care

Comentários

    Arquivos

    • abril 2021
    • março 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019

    Categorias

    • Monitoramento
    • News
    • SAC 2.0
    • Sobre o v-tracker
    • Uncategorized

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Recent Posts

    Como-fazer-Customer-Care

    abril 15, 2021
    CEO-do-Clubhouse-rebate-polêmicas

    abril 14, 2021

    abril 13, 2021
    monitoramento

    abril 8, 2021
    customer_care

    março 8, 2021
    Acompanhe nossas redes sociais
    Facebook-f
    Instagram
    Twitter
    Linkedin
    Youtube
    Fique por dentro das novidades

    © 2019 Desenvolvido com ♥ por behup
    Termos de Uso | Política de Privacidade