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Data Mining: como criar valor e tornar uma empresa mais competitiva?

O Data Mining, também chamado de mineração de dados, é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes. 

Essa estratégia consiste num conjunto de ferramentas e técnicas que, através do uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação, que investiga informações à procura daquelas que têm valor para a empresa. 

As empresas que utilizam o Data Mining conseguem ser competitivas em seu mercado, deixar os concorrentes para trás e entender profundamente o seu consumidor. Além disso, quem faz esse trabalho com dados, consegue vender mais.

Mas afinal, como usar essa estratégia na prática e conseguir melhorar os resultados da minha empresa? Vamos falar sobre isso a seguir. Continue a leitura para conferir. 

Data Mining na prática

O processo de Data Mining nas empresas tem como base 5 etapas:

  • os dados são coletados e carregados em data warehouses, repositórios de dados especificamente para essa estratégia;
  • os dados são armazenados e gerenciados com um servidor dedicado ou em algum lugar na nuvem;
  • analistas, cientistas de dados, equipes de gerenciamento e profissionais de TI determinam a melhor forma de organizar os dados;
  • o software de mineração de dados é usado para classificar os dados com base nos resultados do usuário;
  • os profissionais que utilizarão as informações em estratégias e ações finalizam o processo transformando os dados, por meio de um formato visual e/ou escrito.

Com isso, a mineração de dados pode potencializar o trabalho em várias áreas da empresa, e não apenas o time de vendas ou alguma equipe específica. Toda a operação pode sair ganhando.

Algumas vantagens de utilizar o Data Mining são:

Previsões precisas sobre o futuro do negócio

A hora de realizar um planejamento em uma organização pode ser critica, mas com o Data Mining esse processo fica mais fácil.

Ele fornece aos gestores, previsões confiáveis ​​com base nas tendências passadas e nas condições atuais. 

Redução de custos

Outra vantagem é reduzir os custos. A mineração de dados permite otimizar os recursos.

No ponto de vista do time de vendas, por exemplo, o Data Mining permite ajuda a levantar dados mais pertinentes sobre o perfil do seu consumidor, seus hábitos de compra e outros aspectos da interação desse público com a marca.

Com base em dados, é possível direcionar a abordagem de vendas para o seu cliente ideal. 

Na prática, ele permite encontrar as pessoas certas, e assim, o comercial da sua empresa economiza tempo e dinheiro, não precisando direcionar esforços para leads menos qualificados.

Percepções dos clientes

Você terá informações sobre o cliente para descobrir as principais características e diferenças entre eles. 

Isso ajuda a criar personas e personalizar cada ponto de contato na melhoria da experiência geral do cliente. Assim, é possível melhorar o discurso, a linguagem, entre outros pontos da relação com o consumidor, que serão aprimorados com referências concretas.

Previsibilidade de padrões e comportamentos

Uma vantagem fundamental do Data Mining para o time de vendas, é encontrar a sonhada previsibilidade. 

Com os dados coletados sobre os hábitos do consumidor, suas interações, preferências e forma de comprar, é possível achar padrões para saber qual a chance do cliente comprar novamente. Além de saber o quanto ele pode e está disposto a pagar e em quanto tempo ele geralmente volta a comprar; e muito mais!

Esses são apenas alguns exemplos do que é possível fazer, quando a empresa e o time de vendas olham para o valor dos dados coletados sobre o seu público, cliente e mercado.