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Fake news, redes sociais e mais: o valor do monitoramento em ano de eleição

Neste ano, em outubro, acontecem as eleições gerais. Desta vez, iremos votar para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. 

Junto com as eleições, surge uma grande preocupação: as fake news.Aquelas mensagens que transmitem fatos mentirosos com a intenção de enganar o eleitor, criando fatos inexistentes ou distorcendo fatos reais. 

Por conta disso, o monitoramento de notícias está se tornando cada vez mais importante. Um estudo do MIT, por exemplo, identificou que essas notícias se espalham com 70% mais velocidade do que as verdadeiras.

E há mais um ponto negativo: um levantamento feito pela Kapersky aponta que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma Fake News. 

O combate às fake news

As redes sociais provavelmente serão os principais canais de comunicação entre os candidatos e seus apoiadores com os eleitores, neste ano.

Pensando nisso, e para combater as notícias falsas nas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) firmou compromisso com as principais plataformas de comunicação digital e redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Youtube e Telegram. 

A parceria busca monitorar de forma eficaz e identificar uma notícia falsa, para assim retirá-la da plataforma imediatamente. 

Além disso, o TSE promete celeridade para apreciar as denúncias dos partidos e determinar a imediata retirada do conteúdo falso.

Além de explorar bastante as chamadas “bolhas”, que é quando o algoritmo aproxima as pessoas com interesses em comum umas das outras, a ideia é levar essa estratégia mais longe e falar com o maior número possível de indecisos.

A medida adotada pelo TSE evidência a preocupação com esses canais digitais, os quais já vêm há alguns anos influenciando fortemente os resultados eleitorais no Brasil. Afinal, quanto mais a população brasileira tem acesso a internet, maior a relevância das redes sociais em ano de eleição. 

Em 2019, segundo dados do Banco Mundial, 79,3% da população brasileira estava conectada à internet. Outra pesquisa que reforça a presença das redes sociais na vida dos brasileiros foi feito ela We are Social e constatou que somos terceiro país que mais utiliza redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. 

Por isso, a atenção nas redes sociais não pode ficar em segundo plano! E o monitoramento, deve ocorrer em tempo real, assim é possível perceber quando informações falsas estão sendo espalhadas e assim agir com agilidade. 

Se você quer começar a usar essa tecnologia a seu favor, fale com a gente