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IA e Social Media

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SOCIAL MEDIA

 

Nos últimos anos testemunhamos o crescimento e a evolução da inteligência artificial, e todas as vantagens que ela pode trazer para diversas áreas, desde educação, finanças e até mesmo o setor da saúde. Mas como podemos aplicá-la em social media? AI (artificial intelligence) pode mudar a maneira que nos relacionamos já dentro de um ambiente digital?

 

O expert Ivan Viragine, um dos co-fundadores da ferramenta de social listening v-tracker, e sócios da behup trabalha no mercado de inteligência de dados e processamento natural de linguagem (o campo da inteligência artificial que trabalha com o entendimento de linguagens naturais) há cerca de 5 anos, aponta para uma visão bem otimista do futuro da AI combinando as mídias digitais e habilidades humanas, e como esse mix pode ajudar as marcas a impactar de forma positiva seus clientes e se aproximar cada vez mais do seu universo:

 

“A grande habilidade da inteligência artificial é correlacionar um volume alto de dados e variáveis de uma maneira rápida, precisa, e, muitas vezes, “inusitada”. Com isso, é possível utilizá-la para gerar insumos para os analistas humanos gerarem diversos insights mais precisos e, o melhor: em questão de poucos minutos.

Por exemplo, ao invés de um analista humano ler milhares ou milhões de posts, ele partirá dos insights consolidados da IA e, a partir deles, gerar seus próprios insights. Caso esse trabalho fosse feito exclusivamente por humanos, seria necessário um número alto de analistas e, mesmo assim, muito tempo.

Em casos de eventos grandes, transmissões ao vivo, crises e outras situações nas quais há a necessidade de tomadas de decisões rápidas, essa junção da IA com a habilidade humana não só é benéfica como imprescindível.”

 

A Inteligência Artificial em marketing digital e redes sociais pode vir a se tornar um pilar tão importante de nossas interações diárias que as futuras gerações não serão capazes de contemplar como era a vida sem ela, dando um novo significado a o que entendemos como Social Media.

COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE ME APROXIMAR DOS MEUS CLIENTES?

 

Estudar os hábitos de pesquisa do usuário e descobrir dados demográficos para desenvolver estratégias com seus anúncios é essencial para o departamento de marketing de qualquer empresa. E a inteligência artificial pode ser muito útil quando se trata de alinhar isso a redes sociais.

 

Algumas plataformas utilizam a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, como por exemplo o Facebook através de análise de atividade e dados  demográficos. Eles acompanham os comentários dos usuários em diferentes tópicos e os utilizam para descobrir qual conteúdo é considerado relevante para esse usuário em questão. Já o Twitter utiliza AI para monitorar tendências e classificar quais os assuntos e as hashtags mais relevante para cada pessoa.

 

Além disso, a Inteligência Artificial também permite que as equipes de vendas e marketing melhorem seu trabalho ao utilizar ferramentas que identificam os leads com maior probabilidade de conversão, utilizando banco de dados com informações relevantes do consumidor, baseadas em seu histórico de navegação e suas preferências.

 

Este tipo de algoritmo além de antecipar as necessidades do cliente, também ajuda o usuário a se sentir mais próximo da plataforma, criando uma conexão pessoal com a marca.

 

COMO UTILIZAR IA PARA OUVIR E ENTENDER SEUS CLIENTES?

 

Otimizando relacionamentos através de novas tecnologias

 

Um estudo chamado Embracing the Machines: AI’s Collision with Commerce mostra que 70% dos consumidores já usam IA para procurar ofertas de produtos que compram regularmente, produtos que desejam comprar e até mesmo para encontrar o caminho mais rápido de volta para casa, ou seja,  já é uma tecnologia natural para uma nova geração de consumidores, e esses algoritmos nos mostram o que eles realmente querem, seus hábitos diários e o que estão consumindo. A inteligência artificial nos permite, de certa forma, entrar na intimidade do consumidor e nos tornar “seu confidente”.

 

Mas a tecnologia também vai além do estudo das preferências específicas de um usuário,  ela também está presente na hora de se comunicar com seu cliente e criar laços. É claro que para a construção de um bom relacionamento é importante ouvir suas preferências e entender seu cotidiano, mas também é essencial responder seus questionamentos e estar presente no momento certo. É aí que entra o atendimento…

 

A automação crescente do customer service já faz parte da realidade que vivemos, e ao contrário do que muitos pensam, a AI não está aqui para substituir o profissional do atendimento, mas sim para otimizar sua produtividade através de recursos.

 

O boom do uso de plataformas de monitoramento e SAC 2.0 fez com que os usuários ficassem acostumados a serem respondidos com agilidade via aplicativos simples e intuitivos, e eles passaram a desejar ter contato com empresas com a mesma agilidade (e até a mesma descontração) que trocam mensagens com seus amigos.

 

Além destas plataformas, chatbots (robôs programados para responder as mensagens dos clientes e oferecer uma solução quase imediata para seus problemas) são a grande tendência do momento, e oferecem grandes oportunidades para interagir com usuários em redes sociais, economizando horas de trabalho e atendendo a todos os usuários que mandam mensagens rapidamente. Além de otimizar o tempo, os bots também conseguem coletar dados dos usuários para que as mensagens sejam ainda mais segmentadas e entregues para o público-alvo correto.

 

HUMANIZANDO O MARKETING ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

Para funcionar de forma efetiva, o marketing deve nos tratar como indivíduos, e não apenas como consumidores. Pensando nisso, a Inteligência Artificial pode nos ajudar a humanizar o marketing, pois ela nos ajuda a comercializar com uma visão mais focada no indivíduo, pensando exatamente em suas particularidades.

A AI pode extrair insights das informações coletadas, identificando perfis e deixando a interação com o usuário muito mais personalizada e íntima.

É possível falar com seu cliente como se ele fosse único, no momento que ele te procura, com auxílio dos chatbots e assistentes de conversação.

Somos todos criaturas sociais, e à medida que você conecta pessoas à sua empresa, elas procuram outras pessoas com as quais sua marca se alinha, assim formando uma comunidade.

Para aumentar suas comunidades, é possível utilizar ferramentas de monitoramento, que também utilizam AI, para descobrir pessoas influentes que podem engajar mais membros.

 

CONTEÚDO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO COMBINAR ESSAS DUAS POTÊNCIAS?

 

O Marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de engajar seu consumidor e de  aumentar sua rede de clientes. Ao gerar conteúdo relevante direcionado especificamente para o seu público-alvo você atrai, envolve e gera valor para as pessoas, que passam a associar e criar uma percepção positiva sobre sua marca.

 

Se isso tudo já é uma ótima tática de marketing, imagina então unirmos toda essa criatividade e estratégia a inteligência artificial e ciência de dados?

 

Ao mesmo tempo que acontece o boom do Inbound Marketing, novas tecnologias e possibilidades de Big Data e machine learning surgem a todo momento, criando ferramentas capazes de otimizar a criação de conteúdo e até mesmo fazer uma curadoria inteligente do conteúdo, levando tudo isso para um novo (e interessante) nível.

 

 Com o auxílio da inteligência artificial, podemos conhecer melhor o nosso público, fazer melhores escolhas sabendo quais os assuntos relevantes para aquele público em questão, e comprovar o valor de nossas ideias.

 

De quais maneiras posso utilizar AI no Conteúdo?

 

Conhecendo seu público-alvo e elencando assuntos relevantes

 

Uma das principais formas da utilização da inteligência artificial no marketing de conteúdo é encontrar exatamente com quem você está falando (seu público-alvo) e quais os assuntos interessantes para eles.

Ferramentas de AI podem estudar os hábitos de pesquisa do usuário e descobrir dados demográficos para desenvolver estratégias, e saber exatamente quem está se interessando pela sua marca, e como chegar até eles.

 

Algumas ferramentas, como por exemplo o v-tracker, além de identificar quais os assuntos mais relevantes, também geram gráficos de correlações, onde conseguimos ver de uma forma mais ampla quais os tópicos que estão atraindo o consumidor e que são relevantes para uma temática específica.

 

Os agrupamentos capturados pelo sistema do v-tracker passam por uma segunda fase no qual são categorizados e classificados de duas formas diferentes. A partir da categorização inicial, o sistema aprende a maneira que foi classificado e a partir disso passa a aprender sozinho continuamente, garantindo praticamente a capacidade de agrupar e organizar 100% dos dados coletados.

 

AI na Produção direta de Conteúdo

Já existem programas de produção de escrita de conteúdo utilizando inteligência artificial.  Eles são capazes de escolher elementos de um conjunto de dados e estruturar um artigo que soe “humano”.

Os redatores de AI são úteis para produzir conteúdos focados em dados e números como por exemplo gerar relatórios de ganhos, falar sobre jogos esportivos e artigos sobre dados de mercado.

 

Porém, é essencial apontar que ainda precisamos da inteligência (e principalmente sensibilidade) humana para escrever conteúdos como críticas de cinema, opinião política ou um texto mais sentimental, uma vez que as máquinas não possuem este senso crítico.

 

Curadoria de Conteúdo

Ainda no espectro de o que seu público-alvo está consumindo na internet, a curadoria de conteúdo através da inteligência artificial permite que você envolva melhor os visitantes em seu site por meio de conteúdos relevantes e personalizados.

Um exemplo deste uso é o Netflix, que consegue indicar novos filmes para você assistir baseado no que você já assistiu através de um algoritmo de AI.

Neste aspecto também estão as lojas que conseguem mapear que “clientes que compraram o produto X  também compraram o produto Y”.

 

Este método também pode ser aplicado ao conteúdo de blogs e sites, mandando mensagens e e-mail marketing conforme as páginas mais acessadas para cada clientes (utilizando ferramentas como por exemplo a RD Station, capaz de mapear esses dados).

 

No marketing de conteúdo, como todo trabalho criativo, não existem regras. Mas testes inteligentes e estratégicos e o auxílio da inteligência artificial podem nos ajudar a entender o que funciona e o que não funciona.

Vale a pena investir.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PORTUGUÊS

 

Para termos uma maior assertividade na hora de coletar, agrupar, classificar e analisar termos e/ou palavras, é importante que a inteligência artificial esteja programada para entender o nosso idioma. É necessário uma inteligência artificial desenvolvida para os brasileiros, principalmente na hora de classificar sentimentos. Pensando nisso, o v-tracker e a behup trabalham com uma IA desenvolvida em português-BR.

 

O v-tracker tem uma NLP (Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural, em português, que é uma área da Inteligência Artificial que lida com o entendimento e processamento da linguagem humana falada ou escrita) capaz de entender o Português, com todas as nuances de como os brasileiros de norte a sul falam, incluindo o internetês e expressões regionais. Ela consegue identificar assuntos, palavras-chave, emoções, sentimento e cruzar esses dados para gerar insights.

 

Além do processamento dos dados, é importante termos ferramentas gráficas que mostram os insights encontrados de maneira fácil e completa. Para isso, o v-tracker tem  diversas maneiras de apresentar os resultados, como o Grafo e a Árvore de Palavras.

Aplicação de técnicas de NLP que você deve conhecer:

 

• Chatbots

• Assistentes virtuais

• Sugestões de teclados virtuais

• Análise de sentimentos

• Resumo de textos

• Categorização e agrupamento de documentos

• Tradução

 

POR QUE UTILIZAR NLP?

 

NLP é a única forma de processamento de dados textuais ou voz capaz de produzir resultados rápidos e em larga escala. E com ela você tem:

 

• Análise de grandes volumes de dados

• Escalabilidade

• Entrega rápida

• Diminuição de viés – padronização

• Possibilidade de filtragem e insights rápidos

• Evolução constante

FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO ALIADAS A AI

 

O monitoramento é um grande aliado para que você tenha uma visão geral da sua marca e de como ela é percebida pelo público. Ele também ajuda a viabilizar o ROI (retorno sobre o investimento) nas mídias sociais e identificar leads com possível conversão.

Para um monitoramento de sucesso, é necessário assiduidade, e para garantir isso, nada melhor do que uma boa ferramenta para te auxiliar. Uma boa ferramenta irá garantir  a presença constante e adequada da sua marca nas redes sociais, satisfazendo os objetivos da empresa.

Mas como escolher a ferramenta ideal?

1. Custo-benefício

O primeiro fator que você precisa levar em consideração quando estiver avaliando as alternativas é o custo-benefício. Isso significa que você precisa saber que tipo e quantidade de dados e informações essa ferramenta irá entregar e ainda, pelo quê exatamente você está pagando.

 

2. Funções

Quais os diferentes tipos de funções que a ferramenta oferece? Elas podem ser mais elaboradas, ou até mesmo mais simples. É uma plataforma focada em entregar uma só função com extrema qualidade, ou passa por diversas funções com menos detalhes? São diversas possibilidades a serem avaliadas conforme a estratégia da sua marca.

3. Qualidade dos dados

 

Já dizia Niall FitzGerald, o ex-CEO da Unilever:

“Dados deixam sua pasta pesada. Insights te deixam rico.”

É preciso conhecer a fundo que tipo de dados e informações essa ferramenta entrega. Essas informações te ajudarão a criar soluções estratégicas em social media?

A qualidade das informações são muito mais importantes do que a quantidade de dados. Escolha uma solução de monitoramento que não entregue apenas as menções sobre a sua marca, mas que mostrem também o que fazer com essas informações.

4. Relatórios e exportação de dados

Algo essencial para tornar a ferramenta completa é disponibilizar dados e informações através de relatórios e exportação de dados com informações apresentadas de maneira clara, facilitando a visualização e estimulando insights.

5. Legalidade

Uma questão polêmica e importante na hora de escolher a sua ferramenta é saber se ela utiliza as APIs e trabalha com dados legais. Há muitas ferramentas que oferecem o mundo na hora de monitorar, porém, de formas que não estão de acordo com os termos de uso dos serviços, e isso traz um risco enorme para os clientes. Fique esperto!

6. Inteligência

Ao contratar uma ferramenta de monitoramento, você pretende que seu analista de mídias sociais utilize seu tempo de trabalho deletando posts que não sejam relacionados à sua marca e marcando sentimento das citações? Ou prefere que seu funcionário utilize o tempo fazendo análises dos dados e gerando insights para o seu negócio?

Uma boa ferramenta deve possuir pelo menos um sistema de inteligência que automatiza a classificação das citações capturadas efetuando assim a segmentação dessas citações (positivo, negativo e neutro).

Além disso, uma ferramenta com inteligência artificial de verdade, como o v-tracker, tem a capacidade da leitura e otimização na visualização de dados. Ela captura comentários, posts, reações ou avaliações em real time e tem a capacidade de exibir o comportamento dos usuários digitais de forma simples e rápida. Com base nos monitoramentos cadastrados, o sistema e a inteligência do v-tracker poderão sugerir novas buscas que estão correlacionadas com o objetivo da pesquisa garantindo captação de dados diretos e também indiretos.