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Plano de comunicação: entenda o que é e como fazê-lo em 7 passos

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31 mar

Para criar ações diferentes você vai precisar de um plano de comunicação. Com ele é possível desenvolver uma compreensão clara sobre como a marca atingirá o público-alvo com as mensagens certas.

 

Essa é considerada uma ferramenta importante para garantir que as equipes de comunicação tragam resultados mensuráveis e, principalmente, positivos.

 

Hoje, vamos explicar a importância desse documento e listamos 7 passos simples que certamente ajudarão você a criar um plano de comunicação eficaz — seja para um serviço, produto, setor ou empresa.

 

Continue com a leitura!

O que é um plano de comunicação?

Um plano de comunicação permite que sejam fornecidas as informações com eficiência às partes interessadas. Para isso é preciso identificar as mensagens que devem ser promovidas, para quem ela será direcionada e em quais canais.

 

Trata-se de um plano detalhado para entregar qualquer informação estratégica ao público-alvo. 

 

Pode ser para impulsionar as vendas, aumentar a conscientização do público sobre um produto da marca ou até mesmo um lançamento, todos esses objetivos precisam de um plano de comunicação.

 

O plano de comunicação é o núcleo da estratégia de comunicação do seu projeto. Por isso, ao elaborá-lo, ele deve estar municiado de informações que sejam capazes de responder a perguntas como estas:

 

  • Por que a marca quer se comunicar? Qual é o propósito?

  • Para quem será destinada à informação? Quem é o seu público?

  • O que é desejado comunicar? Qual é a mensagem?

  • Como a comunicação será feita? Quais canais serão usados?

  • O que deve fazer para usar esses canais? Como a informação será compartilhada?

 

Veja 7 dicas para construir um plano de comunicação eficaz

 

1. Entenda seu posicionamento

O posicionamento de marca é essencial para negócios de todos os portes em todos os segmentos do mercado. 

 

Sobre ele estarão ancoradas a reputação de sua empresa, a forma como ela se relaciona e se comunica com stakeholders diversos, as abordagens de vendas, entre outras frentes.

2. Defina seus objetivos

Depois de avaliar todas as informações coletadas, defina os objetivos macro e micro da comunicação. 

 

Vale mencionar que é importante que eles sejam vistos como contribuintes para a realização dos objetivos gerais da organização.

 

Em relação à definição desses objetivos, é recomendado que eles sejam SMART.  A sigla é um acrônimo. Entenda seu significado:

 

  • Specific (específico)

  • Measurable (mensurável)

  • Attainable (atingível)

  • Realistic (realista)

  • Time-bound (temporizável)

 

Assim, objetivos que atendem esses critérios têm mais chances de serem alcançados. Pode acontecer de um objetivo não atender a todos eles e tudo bem.

3. Segmente seu público-alvo

Quem a marca está tentando alcançar? Segmentar seu público ajuda a planejar uma comunicação de forma lógica. Afinal, divulgar informações para diferentes grupos pode demandar canais e métodos distintos para alcançar cada um deles.

 

Sua comunicação deve ser direcionada a quem pretende enviar suas mensagens. 

4. Defina os canais de mídia

Para cada público identificado em sua seção anterior, é necessário indicar os canais mais adequados para se comunicar com eles. 

 

Tenha sempre em mente que, para cada tipo de mensagem, existe um canal de comunicação mais adequado que outro.

5. Estabeleça um cronograma para seu plano de comunicação

Para garantir, com mais solidez, que os objetivos sejam alcançados, você precisa planejar e agendar cada passo e cada etapa do seu plano de comunicação.

 

Assim, com base em pesquisas (e também nos seus recursos que dispõe), estabeleça um cronograma estratégico, bem realista e consolidado para definir seu plano.

 

6. Faça testes

Já sabemos que o plano de comunicação tem por objetivo transmitir uma informação a um público específico. Por isso, antes de colocá-lo em ação, é importante que testes sejam realizados.

 

Desde a mensagem até o canal escolhido, é importante checar se não há ruídos ou falhas na entrega. 

7. Analise resultados e feedbacks

Depois de configurado seu plano de comunicação, o próximo passo é saber mensurar seus resultados. 

 

Além disso, é importante saber se o público-alvo compreendeu o teor da mensagem transmitida. 

 

Assim, é possível identificar como os destinatários percebem determinadas mensagens. E isso não precisa tomar muito tempo. Muitas vezes, formulários online curtos — de múltipla escolha ou verdadeiro e falso — são suficientes para dar uma noção do que o seu público captou.

 

Seguir esses 7 passos simples com certeza ajudará a estruturar um plano de comunicação bem elaborado e, consequentemente, também no alcance dos objetivos de negócios.

 

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TAGS : COMUNICAÇÃO MARKETING PLANO DE COMUNICAÇÃO

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