favicon.png

FACEBOOK TESTA PLATAFORMA DE NOTÍCIAS | v-tracker

No dia 25 de Outubro foi anunciado o lançamento a versão beta do Facebook News, a plataforma de notícias da rede social de Mark Zuckerberg.  A página foi disponibilizada para cerca de duzentos mil usuários nos Estados Unidos. 


Em meados de Agosto, a empresa contratou alguns jornalistas experientes (cerca de 10 profissionais) que ficarão espalhados pelas sedes do Facebook nos Estados Unidos e em Londres. Eles são responsáveis pela curadoria humana das notícias, e ajudarão a selecionar o conteúdo que os usuários verão em uma seção da aba de notícias chamada Top News, onde estarão as notícias em destaque da semana. A empresa não descarta a possibilidade de crescimento da equipe nos próximos meses.


Em 2018, o Facebook trabalhou com uma equipe terceirizada de jornalistas no módulo Trending Topics, que acabou não dando certo e foi demitida no mesmo ano. Desta vez, os jornalistas são profissionais contratados exclusivamente pela empresa, dedicando 100% do seu tempo de trabalho para o projeto. 


A decisão do Facebook em contratar profissionais dedicados a esta função veio após muitas conversas com editores que convenceram a empresa de que curadoria humana é essencial na hora de gerenciar conteúdo.


Uma das maiores ferramentas do Facebook News será o Today’s Stories, que se trata de uma página em formato de carrossel que permite ao usuário acessar as principais notícias do dia. Além disso, a plataforma irá contar com ferramentas importantes como opções de personalização por algoritmo e seções (como entretenimento, negócios, tecnologia e política) para que o usuário fique sempre ligados nos assuntos que mais o interessam.