Você já deve ter passado pela situação de entrar nos seus monitoramentos e eventualmente notar que não foram coletados comentários de uma postagem, ou que as mensagens inbox e directs da página do seu cliente não estão lá, ou ainda que não tem nenhuma ocorrência nas últimas horas.

Uma das causas possíveis e que geralmente é a causa desse cenário, é a invalidação das contas pelas redes.

Os motivos para uma conta ser invalidada são muitos e nesse texto vamos te mostrar quais os principais e também como corrigir isso.

1- Como faço para identificar contas inválidas/com erro no v-tracker?

Para visualizar as contas cadastradas no v-tracker, vá no menu Atendimento 2.0 >>>> Contas

Na tela das contas, na coluna “Autorizar”, aparecerá uma exclamação vermelha indicando que determinada conta está inválida ( ! ).

2 – Quais são as principais causas de invalidação de contas?

As causas mais comuns são:

– mudança de senha da respectiva conta Muitas vezes o cliente dá acesso (dados de login/senha) para que a autorização seja feita no v-tracker. Porém, após a autorização ser feita no v-tracker, por questões de segurança, essa pessoa faz a alteração desses dados de login/senha. Esse procedimento invalidará a conta no v-tracker, que precisará ser autorizada novamente.

– perder acesso como administrador da página/perfil (para Facebook e Instagram Business) Nesse caso o responsável por essa conta no v-tracker tem o acesso de administrador liberado para que faça a conexão e depois da conexão é retirado o status de administrador. Isso também invalidará a conta.

– falta de permissão específica (como permitir acessar inbox – Facebook) A página autorizada tem apenas algumas das permissões necessárias, mas falta, por exemplo, a permissão para acessar inbox. Nesse caso a página coletaria postagens, comentários, mas não coletaria as mensagens enviadas INBOX.

– por questões de segurança da própria rede A própria rede por questões de segurança, por notarem alguma atividade incomum ou suspeita, invalida o acesso de determinada conta. Na maioria dos casos basta fazer a reautorização no v-tracker.

Outras possíveis causas de invalidação podem ser evitadas com alguns cuidados no processo de autorização e manutenção dessas contas .

No caso de Facebook e Instagram é muito comum uma mesma pessoa ser administrador de várias páginas. Para nosso exemplo, vamos dizer que sejam as páginas A, B, C, conforme imagem:

Muitas vezes essa pessoa autoriza em um primeiro momento apenas a página A.

E em um outro momento ao querer autorizar apenas a página B, desmarca a página A, deixando somente a página B marcada. Porém, isso invalidará a conta da página A.

Abaixo um exemplo do que NÃO FAZER ; desmarcar uma página A (que já está autorizada) e marcar apenas a página B, que é a segunda página que você quer autorizar.

IMPORTANTE: todas as páginas que serão utilizadas nos monitoramentos deverão permanecer marcadas.

Da mesma forma, ao autorizar a página C, as outras duas páginas, A e B, ​ deverão permanecer marcadas no Facebook​ , devendo-se adicionar tão somente as permissões da página C. No v-tracker, que irá realizar a associação da conta à página do Facebook.

Após o procedimento de autorização acima, voltando ao v-tracker você irá selecionar a conta para autorizar no v-tracker, você verá as contas como na tela abaixo:

E você seleciona as que deseja autorizar para o monitoramento, clicando em Conectar.

PERMISSÕES NECESSÁRIAS NO FACEBOOK / INSTAGRAM

Para o correto funcionamento no v-tracker, as contas de Facebook e Instagram precisam ter todas as permissões necessárias liberadas.

Para verificar e editar essas permissões no Facebook, você pode acessar este link (ou diretamente pela página no Facebook através do menu  Configurações >>>  Integrações comerciais; )

Após acessar o link, na área de Integrações Comerciais, clique no aplicativo v-tracker para ver e editar as permissões.

Nessa área, além da(s) página(s) que você quer autorizar / conceder as permissões, todas as páginas anteriormente autorizadas e em uso deverão permanecer marcadas.

IMPORTANTE: As páginas que forem desmarcadas se tornarão inválidas no v-tracker.

Deixe marcadas todas as páginas que irá utilizar no v-tracker.

E não se esqueça que em caso de dúvidas, você pode acessar nosso suporte online via chat, disponível de Segunda à Sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h e também através do e-mail atendimento@vtracker.com.br.

Abraços e até a próxima.