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Regras de Automação: o que são? Como utilizar?

Estamos aqui para te lembrar que com o v-tracker você pode criar regras para automatizar alguns recursos!

Isso pode te poupar um bom tempo de trabalho, e você pode aproveitar para focar em uma análise mais profunda dos dados coletados.

A maioria das ações que normalmente são feitas manualmente pela listagem de ocorrências são possíveis de automações. Essa automações são as regras automáticas, e para criar uma são apenas 4 passos:

Acesse o menu Inteligência > Regras Automáticas.

Na tela, você verá os 4 passos abaixo. Veja como é simples!

1) Informações

Aqui você vai definir o nome da sua regra. Pode ser o que você quiser, para facilitar sua identificação. Você pode também escolher uma data para a regra começar a valer e especificar monitoramentos e buscas para as quais deseja que a regra se aplique. Clique em “Próximo”.

2) O que Fazer?

Como o próprio nome diz, aqui você vai dizer ao v-tracker o que essa regra deve fazer. Existem diversas opções como: aplicar tag, aplicar qualificação/sentimento, enviar e-mail, arquivar a ocorrência, deletar a ocorrência do Facebook, etc.

Você pode escolher mais de um item da lista. Para cada um deles, diferentes configurações (sub-opções) aparecerão na tela. Você pode também adicionar outras ações clicando em “+Adicionar” e quando terminar de definir a(s) ação (ões) que a regra irá executar, clique em “Próximo”.

3) Quais Condições?

Aqui você irá dizer ao v-tracker quais condições devem acontecer para que a regra execute a(s) ação(ões) do passo anterior. Clique em +adicionar para incluir outras condições. Ao finalizar, clique em “Próximo”.

4) Quando Fazer?

Aqui você irá definir quando a regra será executada. Por exemplo “NA COLETA” da ocorrência, ou todos os dias às 10h30, ou somente em dias úteis, etc.

Clique em salvar. Sua regra deverá estar funcionando.

Muito simples né?

Agora que você já sabe o básico das regras, que tal ver alguns exemplos práticos do dia a dia?

Exemplo 1) Quem apoia a minha marca?

Lógica da Regra: aplicação de TAG “Influenciadores” dependendo do conteúdo do comentário, no momento da coleta da ocorrência.

Toda empresa ou negócio precisa saber quem são as pessoas que falam bem da sua marca. Essa é uma informação importante para ser utilizada pelo marketing, e também é um indício de que você está no caminho certo.

Vamos então criar uma regra que irá taguear quem fala bem da sua marca. Essa regra incluirá a tag “Influenciadores” nos comentários nas suas redes sociais

(@empresaExemplo) que contenham as expressões “sou fã” / “amo de paixão” / “adoro” / “cala a boca e toma meu meu dinheiro” / “bom demais”.

Nesse exemplo nossa regra teria as seguintes configurações:

Exemplo 2) Envio de e-mail diário a depender dos termos em um site específico (Reclame Aqui).

Lógica da Regra: Enviar um e-mail para você ao final do dia, se houver coleta de ocorrências do site Reclame Aqui com o nome da sua empresa.

As telas serão as mesmas anteriores, porém com algumas pequenas mudanças. Veja abaixo:

Exemplo 3) E-mail para um grupo específico de pessoas.

Lógica da regra: Enviar um e-mail ao final do dia para um grupo de pessoas, com tudo que foi classificado com 5 estrelas no dia, pois foi considerado como importante/destaque.

Imagine receber no final do dia um e-mail com tudo o que aconteceu de mais importante sobre sua empresa nas redes sociais, sites de notícia, etc. É uma espécie de clipping do que realmente é interessante saber.

Importante (procedimento prévio manual): Primeiramente, é necessário que a equipe de marketing, ou a agência que cuida da análise dos dados coletados, marque manualmente com 5 estrelas o que achar mais importante para o negócio/empresa. (esse passo também pode ser automatizado em outra regra, mas não é nosso foco nesse exemplo.)

Fazendo isso, vamos criar a regra para automatizar o envio para os gestores, do que estiver marcado com 5 estrelas. O envio será ao final do dia, entre 18h45 e 18h.

Veja o passo a passo nas imagens:

Interessante, né? 

Agora vai lá explorar todo o potencial das regras automáticas. 

Se precisar de ajuda, conte com nosso suporte online, de Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 13h às 18h; ou através do e-mail atendimento@vtracker.com.br