v-tracker v-tracker
  • Quem somos
  • Planos
  • Blog
  • Fale conosco
Login
News, Social Listening

Social Listening: como monitorar as redes sociais pode transformar sua estratégia

  1. No Comments

29 abr

Social Listening: como monitorar as redes sociais pode transformar sua estratégia

O social listening é um método poderoso para elevar a satisfação dos seus clientes. 

 

Ele é usado nas redes sociais e outras plataformas online e parte da ideia de que o público é uma fonte valiosa de insights, e de que a melhor maneira de fidelizá-lo é ouvindo o que ele tem a dizer. 

 

Vamos dar um exemplo: imagine que você é gerente de um restaurante e acaba ouvindo a conversa entre dois clientes. Enquanto um elogia, o outro compara os pratos aos do seu concorrente e diz que o tempero de lá é mais saboroso.

 

Este mesmo cliente, no entanto, conta que é fã das suas pizzas e acha o seu delivery excelente. Analisando outros pedidos, você vê a oportunidade de ampliar este serviço – enquanto reúne sugestões para atualizar o cardápio de massas.

 

Ficou claro para você o que é Social Listening? Se ainda não ficou, não se preocupe. Vamos explicar mais detalhadamente a seguir.

 

O que é Social Listening?

 

O termo vem do inglês e sua tradução livre significa “escuta social”. Ou seja, a prática monitora o que as pessoas falam sobre uma marca em diversos espaços online, desde redes sociais até blogs, portais de notícias e canais de atendimento ao cliente.

 

Além de reunir feedbacks e comentários sobre a empresa, o listening acompanha conversas sobre o seu nicho de atuação e temas relacionados ao seu negócio. 

 

Isso inclui as novidades da concorrência, tendências do setor e mudanças no comportamento do público, que podem impactar seus resultados.

 

Como o Social Listening pode contribuir com o Monitoramento de Redes Sociais?

 

O social listening pode dar ao monitoramento de redes sociais uma finalidade estratégica. 

 

Neste caso, a equipe “escuta” os usuários em um amplo leque de canais e avalia o sentimento em relação à marca e à concorrência. 

 

A ideia é entender o que chama a atenção do público e de que forma, a fim de detectar oportunidades e pontos a melhorar.

 

Com isso é possível identificar as menções sobre a marca com tendências e acontecimentos recentes. 

 

A partir daí, os dados podem ser usados no planejamento de ações e estratégias direcionadas, que aprimorem o atendimento e a experiência global do cliente.

 

Resumindo, com o social listening, é possível realizar diversas ações de rastreamento e utilizar as informações coletadas para “responder” consumidores na prática. 

 

Além de apoiar os times de marketing e vendas, os achados do listening podem aprimorar a atuação de outras equipes, como atendimento e design de produtos. A colaboração entre todas é o segredo para gerenciar sua marca online com a máxima efetividade.

Para enriquecer essa atividade, conte com a tecnologia de um CRM – e saiba como nossas soluções podem ajudar. 

share:
No Comments

Posts Relacionados

03 nov

social media ia v-tracker
AI e Redes Sociais: Como o Pinterest utilizou mach

14 Maio

O-QUE-É-SOCIAL-ANALYTICS-
O que é Social Analytics?

08 jun

Elon-Musk-diz-que-chip-acabará-com-a-linguagem-em-até-10-anos (1)
Elon Musk afirma que seu chip Neuralink acabará c

01 jul

Novidade da Novidade

28 abr

Spotify-lança-ferramenta-de-assinatura-de-podcasts-no-EUA
Spotify lança ferramenta de assinatura de podcast

Leave a Comment Cancelar resposta

Recent Posts

Comentários

    Arquivos

    • abril 2022
    • março 2022
    • fevereiro 2022
    • janeiro 2022
    • dezembro 2021
    • novembro 2021
    • outubro 2021
    • setembro 2021
    • agosto 2021
    • julho 2021
    • junho 2021
    • maio 2021
    • abril 2021
    • março 2021
    • dezembro 2020
    • novembro 2020
    • outubro 2020
    • setembro 2020
    • agosto 2020
    • julho 2020
    • junho 2020
    • maio 2020
    • novembro 2019
    • outubro 2019
    • setembro 2019

    Categorias

    • Customer Care
    • Featured
    • Inteligência Artificial
    • Monitoramento
    • News
    • SAC 2.0
    • Sobre o v-tracker
    • Social Listening
    • Social Media
    • Uncategorized

    Meta

    • Acessar
    • Feed de posts
    • Feed de comentários
    • WordPress.org

    Recent Posts

    abril 29, 2022

    abril 29, 2022

    abril 29, 2022

    abril 20, 2022

    abril 14, 2022
    Acompanhe nossas redes sociais
    Facebook-f
    Instagram
    Twitter
    Linkedin
    Youtube
    Fique por dentro das novidades

    Termos de Uso | Política de Privacidade