Pular para o conteúdo

Transformação Digital: o que é e como aplicar na sua empresao

A Transformação Digital permite a modernização de todas as áreas nos negócios. Ela agrega agilidade, melhores habilidades e a automatização de processos. 


E isso é fundamental para eliminar erros, reduzir gastos e aumentar a produtividade e eficiência dos negócios.


Mas a Transformação Digital vai além da tecnologia, há muita estratégia envolvida nela. 


Outro ponto importante e que pode passar despercebido é que a Transformação Digital está intimamente ligada a uma mudança de mentalidade das empresas e de seus colaboradores.


Ao longo das últimas décadas, empresas e modelos de negócios inteiros sofreram ou tiraram vantagem da disrupção causada pela Transformação Digital. Um exemplo marcante vem do clássico Netflix vs Blockbuster.


  • A Netflix é um grande exemplo de Transformação Digital.

  • A Netflix soube repensar todo o seu modelo de negócio para a Era Digital. Resultado: $ 158 bilhões de dólares em valor de mercado.


A Blockbuster, por outro lado, não agiu diante da Transformação Digital e não trouxe inovação para seu negócio. Resultado: De maior rede de locadoras de filmes e games do mundo à extinção em 2013.


Dessa forma, a Transformação Digital nada mais é do que o processo de adaptação e progressão de empresas para a Era Digital.


Os 5 domínios da Transformação Digital para aplicar na sua empresa


Em seu livro Transformação Digital, David L. Rogers apresenta os 5 Domínios da Transformação Digital.


São as 5 áreas às quais toda empresa precisa estar atenta para que consiga ser bem-sucedida na migração para a Era Digital. Vamos ver cada uma!

#1 Clientes

O cliente talvez seja o domínio mais central da Transformação Digital. 


Os negócios que queiram prosperar e realmente obter uma disrupção em seus mercados devem perceber que, ao contrário da antiga comunicação e produção de massa, a regra agora são as redes de clientes.


Clientes e prospectos estão se influenciando mutuamente a todo o momento, de diversas formas e em diferentes locais. Em vez de ver seus clientes como mercado de massa, você precisa enxergá-los como uma rede dinâmica.


Com as redes sociais, é necessário perceber que a comunicação agora não se faz apenas de Um para Muitos (Empresa para Massas), mas sim de Muitos para Muitos (Grupos de pessoas para Grupos de pessoas). 


A comunicação das companhias se tornou uma comunicação de mão dupla, na qual clientes querem fazer parte da construção da marca.

#2 Competição

O segundo domínio da Transformação Digital é o da Competição. Esse domínio tem tudo a ver com disrupção de mercados.


Na Era Digital os papéis de quem representa a Competição e de quem representa a Cooperação estão cada vez mais difusos.


A visão clássica desses termos, por exemplo, indicaria que Apple e Samsung são, simplesmente, concorrentes, já que disputam arduamente o mercado de smartphones, por exemplo.


É aí que a Transformação Digital entra. Ela possibilita muito mais integração entre negócios, desvirtuando toda essa ideia clássica de Competição e Cooperação. A Apple e a Samsung são, sim, concorrentes, mas também são parceiras, já que a Samsung é uma das maiores fornecedoras de componentes usados na fabricação de Iphones.


O que existe hoje, em vez do clássico jogo de soma zero, é a “coopetição”.

#3 Dados

Com o advento das novas tecnologias a maior dificuldade é separar o que são dados relevantes daqueles que não são.


 Dados são gerados a todo momento, tanto dentro quanto fora das empresas, e nas mais diferentes plataformas.


Antes, coletar, armazenar e gerenciar dados era extremamente difícil. Hoje, a dificuldade está em transformar os dados em insights para o negócio. 


Até mesmo contas gratuitas em sites como Google Analytics, Facebook, Instagram e YouTube podem trazer dados extremamente relevantes sobre a sua audiência.

#4 Inovação

É interessante notar que até mesmo os processos de inovação sofreram disrupção após a Transformação Digital.


O rápido crescimento e a democratização da tecnologia fez com que novos métodos e ferramentas de experimentação rápida e aprendizado contínuo surgissem. 


Hoje, ao invés de focar apenas em melhorias incrementais de produtos já prontos, as empresas podem testar novas ideias de forma ágil, coletando dados e recolhendo feedback de clientes e prospectos desde antes do lançamento do produto.  

#5 Valor

Com a Transformação Digital, empresas que acreditam em uma entrega quase imutável de valor para clientes serão as primeiras a saírem do jogo. 


A regra agora é a evolução constante, ao invés de tentar encaixar a sua empresa em determinada indústria.


Apesar de ser um exemplo de empresa que já nasceu na Era Digital, a Uber é um ótimo exemplo de uma empresa que evoluiu na sua proposta de valor. Fundada em 2008, a empresa foi por anos vista como uma empresa de ride-sharing, ou seja, um serviço de “passeio” onde os motoristas operam de forma semelhante a um táxi, com motoristas e passageiros se conectando através de um aplicativo.


Contudo, com a chegada de concorrentes de peso, como Cabify, 99, Lyft, Ola, Careem e Didi, a empresa viu que o seu real valor não era, necessariamente, apenas o ride-sharing. A Uber é, sobretudo, uma empresa de mobilidade.


O foco do valor entregue deve ser na resolução do problema dos clientes, não na indústria em si.


Agora que você está por dentro dos principais conceitos que envolvem a Transformação Digital, está pronto para começar a aplicá-la no seu negócio?